Midia | Folha dá aula de como tirar uma frase do contexto e mudar sua intençao

Mexeu só 1 pouquimho

Do Luiz Carlos Azenha, na semana passada, no viomundo, sobre como a Folha dá aula de tirar uma frase do contexto e mudar sua intençao. Viu essa? O ex-presidente Lula referia a crise econômica internacional, em Paris, e examinando suas consequências e soluçoes, propôs debates sobre o tema. Foi nesse contexto que discursou –

“Essa crise nao é de nenhum de nós individualmente. Essa crise é da responsabilidade de pessoas que nós nem conhecemos. Porque, quando um político é denunciado, a cara dele sai de manha, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal? Sabe por que nao sai? Porque é ele que paga as propagandas dos jornais. Entao, nao sai nunca”.

O que a Folha fez com o texto?

Retirou a mençao de Lula à crise e fez um acréscimo que mudou completamente o sentido da frase – “Sem citar diretamente o depoimento de Valério, ele criticou a imprensa“.

Ficou –

“Sem citar diretamente o depoimento de Valério, ele criticou a imprensa – ‘Quando um político é denunciado, a cara dele sai de manha, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal? Sabe por que nao sai? Porque é ele que paga as propagandas nos jornais’, disse”.

E a Folha concluiu que Lula usou o discurso para rebater depoimento de Marcos Valério e criticar a imprensa br – “Uma verdadeira aula sobre como esquentar uma manchete” – lamenta Azenha :(

publicidade

publicidade